quinta-feira, 23 de março de 2023

"O Oriente Místico de Chao Balós", Cap. XLIII

Do resto da minha vida

"Creio não ter faltado à verdade das cousas por mim testemunhadas, e que deixo aqui em escritura; mas como a idade já vai avançada custam alguns factos a ser lembrados. Se alguém mais abalizado tiver alguma cousa a reclamar, por imprecisões, ou faltas aqui cometidas, fique desde já a saber que lhe ficarei grato, se proceder às devidas correcções, pois mostra interesse, e consideração, pelo que me presto a deixar.

Porém recuso os juízos de pessoas que nada entendem; porque sendo maldizentes, e roedoras, só por malícia falam do que ignoram. E posto que se muitas cousas aqui escritas podem parecer estranhas, e impossíveis ao entendimento, deixo a minha palavra de honra, que são reveladoras da mais pura verdade, do que vi, e ouvi, nestas partes tão arredadas da minha pátria onde agora ando. Ainda não chegou o junco da viagem de Macao. Cuido que tal sucederá até ao cabo desta monção, sem que eu ponha outra vez os olhos nele”.

Ruínas da igreja de São Domingos no Baan Protukèt (bairro português) em Ayutthaya, antiga capital do Sião, actual Tailândia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

❤️❤️❤️