quinta-feira, 2 de março de 2023

"O Oriente Místico de Chao Balós", Cap. XXXIX

A profecia do Padre Mestre Francisco

"Muito trabalhou o bemaventurado Padre Francisco para amansar o ódio, e a inveja, de Dom Alvaro, ao lhe dar as suas razões de tão grande serviço que faria a Nosso Senhor, se o deixasse desferrar de Malaca na nau de Diogo Pereira. Na embarcação que foi pôs todavia Dom Alvaro os homens da sua parcialidade (como atrás já fica dito), os quais estando muito cobiçosos para fazer o seu ganho não fizeram esta viagem com o propósito primeiro que tinha o Padre Mestre Francisco, que era abrir o caminho para os Padres e Irmãos da Companhia de Jesus se irem a fazer o verdadeiro sacrifício das suas almas no Reyno da China.

A Dom Alvaro lhe deixou avisos da sua má fortuna, o que foi dito na praia ao Vigário João Soarez, e a outros dois que com ele se achavam na madrugada em que partiu do porto de Malaca para as partes da China. Com os joelhos no chão fez uma oração pela salvação do dito fidalgo, e depois que a acabou, se levantou, e descalçou as botas, as quais sacudiu, e derramou muitas mais lágrimas do que as que já tinham caído dos seus olhos.

A sua profecia foi como disse; porque depois que se partiu foi Dom Alvaro cometido de uma feia lepra, e o Viso-Rey o mandou tirar da capitania, por não lhe obedecer às suas provisões, e por cousas danosas que fizera. E sendo toda a sua fazenda confiscada, foi preso para o Reyno, a modo de ser julgado por suas culpas”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

❤️❤️❤️