quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Momento Quora

 Qual o melhor livro que você leu quando era criança?

Foi o livro de banda desenhada intitulado “O Cão dos Baskervilles”, tendo como protagonistas o famoso detective Sherlock Holmes e o Doutor Watson.

Fiquei fascinado durante anos com o mistério ocorrido de noite numa charneca e com o enredo em geral. O desenho de alta qualidade também ajudou. Fazia parte da colecção “Clássicos em Banda Desenhada – Biblioteca RTP”, da Editorial Pública (1985).

Mais tarde li a colecção inteira das "Aventuras de Sherlock Holmes", agora em texto corrido.

Os livros pertenciam a um amigo, que me ia emprestando à medida que acabava de ler um. Lembro-me do cheiro da capa e das folhas. Algo único, que ficou gravado na minha memória.

Rapidamente, aprendi a transpor para a vida real o método de Sherlock Holmes, assente na capacidade de observação, capacidade de dedução e conhecimento; e posso dizer que tive muito sucesso, até mesmo entre alguns colegas de turma do ensino secundário, que me punham à prova de variadíssimas maneiras.

Um dos sucessos imediatos foi ler o livro "O Homem do Lábio Torcido" e resolver o mistério ainda antes do autor Sir Arthur Conan Doyle apresentar a solução final para o enredo. Senti-me triunfante!

Na RTP passaram, entretanto, as séries "As Aventuras de Sherlock Holmes" e "O Retorno de Sherlock Holmes", da Granada Television, brilhantemente interpretadas por Jeremy Brett, no papel do famoso detective da 221B Baker Street, em Londres, e por David Burke (1984–1985) e Edward Hardwick (1986–1994), como Doutor Watson.

Também fui influenciado pelo inspector Artur Varatojo com a rubrica “ABC do Crime”, do programa “Ponto por Ponto” da RTP, em que fazia sempre uma pergunta e quem acertasse recebia um prémio. Na semana seguinte tinha por hábito anunciar o nome dos vencedores. Neste caso, fui o único a responder acertadamente - Como surgiu o nome de Sherlock Holmes? - e recebi um livro policial autografado de sua autoria.

Em 2005, e depois em 2015, visitei o "Museu Sherlock Holmes", situado na Baker Street, em Londres, com todas aquelas decorações da época vitoriana. Cumpri, assim, o desejo antigo de visitar o museu, quando vi o inspector Artur Varatojo a descrever a sua visita guiada na rubrica “ABC do Crime”.

Tornei-me saudosista e há alguns anos revi as séries da Granada Television no YouTube.

Só de lembrar que tudo começou com a leitura de um livro de banda desenhada…

Veja o link no Quora: https://qr.ae/pvOnir

Sem comentários:

Enviar um comentário

❤️❤️❤️