terça-feira, 19 de abril de 2022

Apresento-vos o meu romance histórico

O Oriente Místico de Chao Bálos

O extraordinário testemunho de vida de um Português de nação. Do Reino de Narsinga, à Terra do Elefante Branco, e Ilha de Sanchoão.


A narrativa gira à volta da vida de um português do século XVI, que decide deixar o Reino de Portugal, e despedindo-se do amigo de infância, Damião de Góis, parte para o desconhecido Oriente. Neste seu périplo anda por Goa, pela região do Malabar, pela capital do Reino de Narsinga, e pelo Médio Oriente, mais concretamente, Mascate e Ormuz, chegando inclusivamente a ir a Meca.

Uma falsa embaixada bem-sucedida que efectua no Reino do Achém (Aceh), na ilha de Samatra, faz com que se refugie no bandel dos portugueses em Odiaa (Ayutthaya), capital do Reino do Sião, actual Tailândia. Numa ida a Sunda, conhece o aventureiro Fernão Mendes Pinto, que viaja no junco do herói para Odiaa, e vão depois incorporados no exército siamês para fazer a guerra no Chiang Mai, então reino vassalo do Sião.

Regressado da guerra, um amor proibido com uma mulher nobre siamesa faz com que a sua vida corra perigo, escapando por pouco da morte que foi orquestrada por um poderoso homem da corte. O herói é então obrigado a fugir. Anos mais tarde encontra-se na ilha de Sancham (ilha de Sanchoão), onde testemunha as derradeiras semanas de vida do Padre Mestre Francisco de Xavier, depois tornado Santo.

A residir em Malaca, o capitão da fortaleza confia-lhe a missão de ir a Goa para entregar uma carta ao provincial da Companhia de Jesus. Nesta sua curta estadia na capital do império ultramarino português conhece fortuitamente Luís Vaz de Camões, partilhando ambos algo em comum.

De volta a Malaca, não consegue livrar-se de uma profecia do Padre Mestre Francisco de Xavier, e depois de viver dois anos na povoação de Macao (Macau) vai passar o resto da sua vida em Odiaa.

A novela histórica tem uma componente místico-religiosa, na qual são abordados vários temas relacionados com o cristianismo-catolicismo, o islamismo, o hinduísmo e o budismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

❤️❤️❤️